Bazar da Assalariada

sábado, 18 de agosto de 2018

A rapariga apanhada na teia de aranha / David Lagercrantz


Sinopse:
Neste thriller carregado de adrenalina, a genial hacker Lisbeth Salander e o jornalista Mikael Blomkvist enfrentam uma nova e perigosa ameaça que os leva mais uma vez a unir as suas forças.
Uma noite, Blomkvist recebe um telefonema de uma fonte confiável declarando ter informação vital para os Estados Unidos. A fonte tinha estado em contacto com uma jovem mulher, uma super-hacker que se parecia com alguém que Blomkvist conhecia bem de mais. As consequências são surpreendentes.
Blomkvist, a precisar urgentemente de um furo jornalístico para a Millennium, pede ajuda a Lisbeth, que, como habitualmente, tem a sua agenda própria. Em A Rapariga Apanhada na Teia de Aranha, o duo que fez vibrar 80 milhões de leitores com Os Homens Que Odeiam as Mulheres, A Rapariga que Sonhava com uma Lata de Gasolina e um Fósforo e A Rainha no Palácio das Correntes de Ar encontra-se de novo num actual e extraordinário thriller.

A minha opinião…
Antes de mais nada tenho de esclarecer a minha relação com esta saga.
Conheci esta saga já íamos na publicação do 2º volume e desde o início foi "amor à primeira vista". Apesar da linguagem crua e dura, das situações relatadas eu gostei logo dos livros. Gostei da forma como o autor desenvolve a história e envolve o leitor na história em si. Da adaptação para o cinema já não gostei tanto.
Quando soube da morte prematura do autor original (sabendo de antemão que o projecto era para uma publicação de uma saga em 10 volumes) ao terceiro volume confesso que tive pena. A esperança renasceu quando se soube que haveria um autor que iria prosseguir com a história. Para logo o medo e a curiosidade terem o seu cuidado. Será que o novo autor conseguiria dar um bom seguimento à história? Será que conseguiríamos ser envolvidos na história? A resposta é sim. É certo que o novo autor quis incutir o seu estilo, deixar a sua marca, mas de qualquer forma considero que ele soube dar um bom seguimento a Stieg Larsson. E eu gostei disso tanto que o 5º volume já está na booklist.
Neste volume, Lisbeth regressa ao contacto com Mikael ao salvar um rapaz autista que assiste ao assassinato de seu pai, um importante engenheiro informático que esconde um importante segredo. O mundo dos hackers, da deepweb, da segurança internacional sofre um abanão. Ninguém está seguro na internet.
 
Dou 4 estrelas!!

Sem comentários:

Enviar um comentário