Bazar da Assalariada

sábado, 9 de novembro de 2019

Viver com pouco # 29: Considerações orçamentais...



...dos últimos tempos:
 
  1.  Conta diversão - vi este conceito no Instagram e pareceu-me um conceito bastante interessante. Basicamente consiste em, todos os meses, depois das despesas fixas e obrigatórias pagas, depois da poupança paga, definirmos um valor que guardamos num envelope de serve para o que o nome indica: para a diversão. Férias, passeios, jantar fora, etc. Podemos destiná-lo ao lazer mensal ou então vamos juntando o valor e é o valor que temos para gastar nas férias. Estou a pensar se utilizo ou não este conceito no próximo ano..
  2. Reserva de oportunidades - já este conceito reside em termos sempre disponível um valor que servirá para uma compra inesperada (sempre que faça falta!) e que seja uma verdadeira oportunidade de comprar, mas quando o nosso orçamento mensal já foi estoirado. Não é para utilizar todos os meses. É para ser utilizado quando precisamos, por exemplo, de umas calças, elas estão na shopping list, mas nesse mês já não dá para comprar e a nossa marca de eleição resolve fazer uma bela promoção.
  3. dias de 0€ gastos - eu tenho todos os meses um número jeitoso de dias em que não gasto dinheiro. Chamo-lhes os dias de 0€. E perguntaram-me o que é que eu considero como dias de 0€. Pois bem: para mim, estes dias são dias em que não gasto efetivamente nenhum valor. Nada, de nada mesmo. Nem sem quer uma despesa fixa. Tenho a tarefa algo facilitada porque não fumo, não bebo café, não almoço fora, não sustento uma casa, mas defini que iria tentar todos os meses ter, pelo menos, 15 dias sem gastar um cêntimo durante 2019. E acho que a coisa até está a correr bem. :-) Em 2020 a juntar a este desafio terei outro, que a seu tempo falarei… ;-)

Sem comentários:

Enviar um comentário