Bazar da Assalariada

terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Agenda 2020


Como já vem sendo hábito por aqui, partilho hoje, convosco como será a minha Agenda para 2020.
Depois de um ano de 2019 muito desorganizado era imperativo que em 2020 resolvesse essa questão.
O facto das coisas a nível organizacional terem corrido mal serviu para aprender muito. Nomeadamente, o que funciona e o que não funciona comigo.
Assim sendo, vamos à minha agenda para 2020...
Há muito que percebi que o meu tipo de agenda ideal é a Filofax. Eu simplesmente ADORO estes mini dossiers. Adoro a sua elegância, a sua versatilidade, a sua funcionalidade.
O meu modelo atual é o Filofax Holborn, tamanho Personal.
É um modelo clássico, em pele, muito macio e suave. Tem duas caraterísticas que eu adoro: imensos bolsos e quando abre fica, como dizem os americanos, flat.
Portanto, a este nível a novidade é só mesmo o novo upgrade no meu planner para algo mais elegante, profissional e duradouro.
O que vai variando é a forma como o organizo e aqui sim temos algumas novidades.
À semelhança do que acontece com o orçamento, a desorganização de 2019 ajudou-me a perceber que funciono melhor com a combinação de dois métodos de organização: o bullet journal e o GTD.
Ou seja, eu, ao contrário de muitas pessoas, não me identifico apenas com um método de organização, retiro aquilo que tem utilidade para mim e crio o meu próprio método de organização.
E como faço isso?
A minha base é sempre o meu Filofax e é na forma como o utilizo que vou aplicando os conceitos que são úteis para mim.
Na prática o meu Filofax está organizado assim:
  1. Agenda - aqui tenho um planner anual onde estão datas importantes, como aniversários, despesas que acontecem todos os anos, como o aumento do seguro de vida, anuidade do cartão, assim quando preparo o mês financeiramente não me esqueço de despesas importantes, por exemplo. Tenho também aqui a agenda propriamente dita. Em versão uma semana, em duas páginas, nela eu apenas aponto eventos com data marcada (reuniões, deadlines, aniversários, etc), o diário de gratidão e o € se gastei algum dinheiro aquele dia;
  2. Bullet journal - esta é a minha inbox, ou seja, é esta "zona" que está permanentemente aberta junto a mim, durante o dia, porque é nela que eu preparo o meu dia de trabalho, limpo a minha mente, aponto ideias, tarefas, etc. O conceito inbox ou caixa de entrada vem do GTD, mas eu aplico-o apenas enquanto conceito, porque para organizá-lo faço-o seguindo o método bullet journal. Eu sou uma pessoa muito gráfica e a estrutura que este método sugere faz todo o sentido para mim e ajuda-me a visualizar mais rapidamente o que eu preciso. A partir daqui eu tenho o que o GTD chama de contextos e o Bullet Journal chama de coleções. No fundo um conjunto de listas que me ajudam a gerir a minha vida.
  3. Diário financeiro - é aqui que eu controlo o meu orçamento, as shopping lists, as despesas diárias, a poupança, metas do ano, etc.;
  4. 4. Me , myself and I - aqui mantenho um conjunto de listas pessoais úteis para o meu dia-a-dia, bem como algumas informações que volta e meia preciso e é bom ter comigo;
  5. 5. Work - aqui estão essencialmente informações, passwords úteis para a minha vida laboral;
  6. 6. Crafts - aqui é uma caixa de entrada para um dos meus vícios, o artesanato. Volta e meia, no meio da confusão eu tenho uma ideia para criar um produto ou alguém faz uma encomenda. Eu gosto de ter sempre comigo um sítio onde posso recolher essa informação;
  7. 7. Projetos - aqui eu tenho essencialmente uma lista de ideias para futuros posts para este cantinho, por exemplo; vou preenchendo o mealheiro literário do ano, etc. Aqui tenho igualmente listas para controlar os meus projetos pessoais.
Percebi igualmente que existe outro conceito do GTD com o qual me dou bem: as master to do list. Basicamente, quando limpo a minha mente e organizo a minha agenda crio uma master todo list por contexto (ou seja, encontram uma lista deste género no separador EU, TRABALHO e CRAFTS), que contém todas as tarefas que eu tenho de fazer em cada área da minha vida.
O que acontece quando planifico o meu dia-a-dia é que vou a essas listas e estabeleço as prioridades para aquele dia.
Assim sendo, posso dizer que para me organizar não vivo sem o meu Filofax e as to do lists.
Adoro post its, marcadores e canetas coloridas (perco-me muito facilmente com artigos de papelaria!). Adorava conseguir decorar o meu planner como tantas vezes vejo no Instagram, mas não tenho jeitinho nenhum. Assim fico-me pelo minimalismo funcional. :-)
Organizar-me é para mim, como são os crafts ou a leitura, momentos de relax, de descontração ao fim do dia ou ao fim-de-semana. Servem para me relaxar. É algo tão inato em mim (ou não fosse do signo Virgem!) que não sei ser de outra forma. Talvez, por isso, 2019 tenha sido tão complicado de gerir. :-)

E vocês que considerações organizativas têm sobre vocês?

2 comentários:

  1. Adoro agendas e apesar de achar que há imensas maravilhosas acabo sempre por personalizar as minhas porque prefiro adaptar uma à minha medida. :)

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    1. Por isso é que eu adoro a Filofax,posso criar uma agenda nova semanalmente. :-)

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