Bazar da Assalariada

terça-feira, 31 de outubro de 2017

Dia Mundial da Poupança!!!


Hoje é o Dia Mundial da Poupança e mais do que nunca é importante relembrar a importância de poupar.
Não só no valor que colocamos religiosamente todos os meses na conta poupança, como também nos pequenos truques que usamos no dia-a-dia.
Aqui vão mais seis truques de poupança que eu uso com regularidade:
  • não fumo!!
recuso-me terminantemente a sustentar um vício que para além de fazer mal à saúde faz mal à carteira. Se fizermos a conta a um maço de tabaco por dia que custe 4€, só por não fumar já poupo anualmente: 4€x365= 1460€.
Portanto, quando dizem que não conseguem poupar aqui vai uma dica preciosa, para quem fuma: DEIXEM de fumar!!

  • home made manicure!
eu nunca fui a uma manicure. Gosto de andar com as mãos arranjadinhas, mas sempre tratei eu disso em casa. Há semanas que correm melhor, outras nem tanto. O truque é em semanas menos inspiradas usar uma cor mais suave, mais neutra que passe bem disfarçada. Se estivermos mais inspiradas, então optamos por uma cor que dê mais nas vistas.
Aqui outro truque de poupança que eu tenho é ter aberto no máximo três frasquinhos de verniz. Por norma, fico-me por dois: um rosa suave ou branco leitoso e um vermelho. Assim evito desperdícios pois o verniz não seca e não tenho de deitar produto fora.
  • prendas só nos anos!!!
cá em casa há já alguns anos que implementámos uma politica para prendas: prendas (daquelas cuja utilidade é muitas vezes questionável) ficam para os anos. Aí sim, damos alguma coisa que que a pessoa gosta, mais cara e muitas vezes fútil.
No resto do ano, Natal, Páscoa, Santos... damos sempre o que chamamos de prendas úteis, ou seja, algo que seja realmente útil para a pessoa em questão (roupa, calçado, conjuntos de banho...)
  • home made fast food!
volta e meia tenho uns "apetites" de porcarias. E nessas alturas, como forma de poupar a carteira e a saúde, desde há um bom tempo para cá optámos por começar a confecionar em casa a nossa fast food.
Assim sendo, volta e meia ao sábado à noite é dia hamburger bem ao estilo MacDonalds, mas em bom. Ao estilo gourmet!!! ;-)
  • usar tudo até ao fim!
cá em casa há já alguns anos que implementámos a obrigatoriedade de usar todas as embalagens até ao fim. Mesmo que não gostemos do produto. Isto porque sempre que comprávamos um hidratante de corpo, por exemplo, que não gostávamos, era posto de lado e íamos a correr comprar outro. Entretanto, o primeiro ficava encostado, eventualmente perdia e a validade e acabava no lixo. No fundo, deitávamos dinheiro fora.
Agora não! Mesmo que não gostemos do produto, gastamos até ao fim (caso o produto provoque alergia, como já aconteceu, vemos no nosso círculo de conhecidos a quem o podemos dar)
  • gastar menos do que ganho!
desde que comecei a receber ordenado que sempre tive a regra de gastar menos do que ganho. Por exemplo, se ganho 500€ gasto no máximo dos máximos 400€. O orçamento é feito segundo este valor. Isto porque se por algum motivo passar a ganhar menos (como aconteceu com a troika), é mais fácil reajustar os valores e nível de vida.

E vocês que truques usam?

Sem comentários:

Enviar um comentário