Bazar da Assalariada

sábado, 7 de julho de 2018

Viver com pouco # 16: Avaliação semestral: parte 2

Sempre que se faz um processo de avaliação seja de que tipo for decorrem duas situações:
  1. são tomadas um conjunto de novas decisões (que partilhei aqui);
  2. que por sua vez dão origem a um conjunto novo de acções.
Assim da minha avaliação financeira semestral resultaram algumas acções práticas como ter pegado no orçamento e ter feito uma actualização de valores.
Ultimamente apercebi-me que alguns valores que atribuía às rubricas já não eram suficientes.
Bolas!! A vida está cada vez mais cara!!
Daqui decorreu uma pequena actualização das percentagens do meu orçamento minimalista: actualmente 57% do ordenado é dedicado às despesas fixas (tenho mesmo de arranjar forma de diminuir esta percentagem); 20% para a poupança (aqui só mexo para aumentar!) e 23% para o valor do mês.
Outra acção foi, como referi, regressar ao sistema de envelopes para gerir o dinheiro do mês.
Dizem os gurus entendidos neste sistema que ele deve ser utilizado como forma de aprender a controlar as rubricas onde descarrilamos mais facilmente. Ora no meu caso é o valor do mês. Então foi esse envelope que criei.
No entanto para mim este sistema sempre teve um problema: como controlar o valor que tenho?
Resolvi-o de uma forma super simples: com um post-it!
Colei um post-it na carteira que está dividido ao meio: de um lado vou colocando o valor que me sobrando ao longo do mês (sempre que faço um gasto ao fim do dia actualizo) e no lado direito coloco a shopping list do mês.

Sem comentários:

Enviar um comentário