Bazar da Assalariada

domingo, 23 de junho de 2019

Viver com pouco # 28: controlar o impulso consumista...


Somos seres de impulsos.
E na sociedade em que vivemos um dos mais estimulados diariamente é o impulso consumista. Somos constantemente invadidos na televisão, internet, redes sociais por anúncios e apelos ao consumo.
Temos atualmente jovens que se dedicam e vivem de blogues e canais de Youtube onde diariamente estimulam a compra de artigos. Hoje em dia é comum ver grupos de raparigas novas (12-13 anos) enfiadas em lojas, sozinhas, a experimentar roupas, maquilhagem e a efetivarem compras com multibanco e cartões de crédito. Quando a sua principal preocupação deveria ser serem crianças e aproveitar ao máximo uma época que deixa saudades.
É verdade que não nos obrigam a nada. No fim é sempre uma escolha nossa. Mas sermos constantemente bombardeados com anúncios, vídeos, reviews, relatos de idas às compras, fotografias de produtos numa sociedade que vive sobretudo da imagem leva a um consumismo exacerbado e, muitas vezes endividamento totalmente desnecessário, complica bastante a coisa.
Quando se tem rendimentos baixos e responsabilidades para fazer face, a tarefa complica-se muito.

Hoje lembrei-me de partilhar convosco alguns truques e dicas que eu uso para combater esse impulso consumista que volta e meia me acomete a alma...
  1. não entrar em carneiradas. Eu sempre fui muito dona do meu nariz, no sentido de não fazer o que os outros fazem só porque sim. Sempre fui de pensar pela minha própria cabeça. Isso sempre foi uma grande ajuda à poupança, porque não vou a correr aquela peça de roupa ou produto só porque está na moda, ou porque determinada figura pública ou blogger está a usar. Se compro é porque preciso, porque adoro e porque realmente me fica bem e funciona com a minha rotina;
  2. não fazer do shopping local de passeio de fim-de-semana. Ir ao shopping apenas quando se precisa de comprar realmente algo e ir diretamente à loja e ao produto e voltar para casa. Passear é no jardim, museu, na nossa cidade...
  3. não deixar a pesquisa para a loja e para o ato da compra;
  4. ir sempre munida de uma lista de compras com o preço e a loja onde comprar;
  5. não seguir blogues/Youtube de moda e beleza;
  6. limpar a wishlist e a shopping list constantemente;
  7. não estar inscrito em newsletter de lojas e marcas.
E vocês que truques usam para controlar os impulsos consumistas?

2 comentários:

  1. Olá,
    Não podíamos estar mais de acordo com o teu post. Também somos assim.
    É como dizes, quem ganha pouco tem de saber gerir o orçamento para não descarrilar.
    Beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar