Bazar da Assalariada

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

em janeiro... # 2


Aproxima-se a passos largos o fim do mês de Janeiro. Termina o primeiro mês do ano de 2018 e com ele vem o novo ordenado, logo um novo orçamento, logo novas tarefas e novos objectivos.
É, portanto, chegada a hora de fazer o balanço do mês e preparar o mês que aí vem.
Vamos então a ele...

Acontecimentos dignos de registo...
  • houve um jantar de Natal que foi uma animação pegada. Memorável!!!
  • comemorou-se o dia de reis, como manda a tradição.
  • houve um duplo aniversário, devidamente comemorado e com direito a receita nova de uma sobremesa ;-) e com ele encerraram-se oficialmente as festas e iniciámos a dieta de preparação para os petiscos do Carnaval.

das finanças...
sempre ouvi dizer que o mês de janeiro é um mês muito comprido. Com as festas recebemos mais cedo, depois gastamos muito no Natal e afins e janeiro é um problema.
Isto também me aconteceu no meu primeiro ano de trabalho. E prometi a mim mesma arranjar forma de que isso não voltasse a acontecer. E tanto andei que descobri uma forma: a minha entidade patronal na altura estabeleceu um dia para nos pagar e eu comprometi-me a mexer no dinheiro só depois desse dia, mesmo que caísse mais cedo na conta (acontecia muito no Natal). Dessa forma consegui equilibrar as coisas, porque como recebia a 26 o Natal era pago com o mês de novembro.
Esta minha teoria ficou ainda mais comprovada neste trabalho onde estou agora e?  a própria entidade patronal ajudou à festa: onde estou agora recebemos dia 21, logo eu só vou mexer no dinheiro a partir do dia 23, 24. Ora, apesar de ter passado a receber antes do Natal, mantive a tradição de pagar o Natal com o mês de Novembro. E resultou!
Foi um mês apertado? Foi, mas não mais que qualquer outro. Consegui até que me sobrasse algum dinheiro, porque me esforcei por gastá-lo melhor. Por fazer boas compras e apenas de coisas que realmente me fizessem falta.
Balanço positivo, portanto, para o mês de janeiro!!  :-)

dos objectivos...
  • melhorar enquanto profissional - FEITO!! E é para continuar pois há sempre qualquer coisa para melhorar, para aprender...
  • colocar o valor mensal na poupança e não mexer nele; - FEITO!! E estou muito contente com este feito, pois há muito tempo que tal não acontecia;
  • ter vários dias zero cêntimos- FEITO!!! Consegui ter 12 dias de 0€ gastos. Acho que não correu nada mal :-)
  • comprar duas peças de roupa; - MAIS OU MENOS!! Comprei apenas 1 peça: uns jeans e não sobrou dinheiro para mais...
  • dedicar uma hora diária aos meus hobbies; - MAIS OU MENOS!! Nem sempre consegui ter tempo para tal, mas depois compensava no fim-de-semana.
  •  ler um livro de organização; MAIS OU MENOS!! Comecei a reler o livro da Marie Kondo;
  • preparar a semana antecipadamente. - FEITO!! No último trimestre de 2017 optei por não ter agenda e entre outras coisas perdi completamente o hábito de preparar a semana e o dia. Andava ao sabor da maré. Assim agora que tenho de volta à minha vida, a minha adorada agenda, quero recuperar o hábito de planear o meu dia. Dizem os entendidos que devemos implementar o novo hábito em pequenos passos. Assim por agora o objectivo é habituar-me novamente a planear a semana e isso correu bem, pois planifiquei todas as semanas. :-)
Agora se me dão licença vou só ali preparar fevereiro e já vos venho contar tudo. :-)
E o vosso mês correu bem?

4 comentários:

  1. Uau :) que analise elucidativa do seu mês, ainda bem que tudo correu pelo melhor :)
    o meu mês está a correr bem, mas só termina mesmo a 31 :(
    beijinhos e boa continuação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada!! Desta forma ajuda-me a ter uma visão mais real das coisas!
      😃😃

      Eliminar
  2. Muito bem. Parece que vais encaminhada =)
    O meu correu normal. Mas fiquei contente com algumas coisas, claro =)

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O importante é não desanimar e começar hoje mesmo a lutar para inverter as coisas e o próximo mês corra melhor.
      Beijinhos 😃😃

      Eliminar