Bazar da Assalariada

terça-feira, 16 de outubro de 2018

Viver com pouco # 20: Revisão orçamental


Depois do choque de realidade que tive no fim das férias e depois do pânico, veio a altura de pegar o touro pelos cornos e tratar de pôr mãos-à-obra para um problema que criei e que não se resolve sozinho. :-)
Assim durante o mês de outubro tenho dedicado bastante tempo ao meu orçamento e às minhas finanças.
Desta vez optei por fazer as coisas com tempo e muita calma (coisa que nem sempre faço e que talvez me prejudique) e tenho seguido várias etapas:
  1. comecei por me dedicar às despesas fixas e olhei para elas com olhos de ver. Comecei por cortar o que estava a mais. Transferi ainda um valor que constava nas despesas fixas para a poupança (também ela uma despesa fixa), já que no fundo não passava disso mesmo uma poupança para uma despesa anual. Com isto consegui baixar as despesas fixas para 49% dos meus rendimentos;
  2. depois passei às poupanças. Com os cortes e afins do primeiro ponto consegui aumentar o valor de poupança para 31% dos meus rendimentos. E fiquei bastante contente.
  3. ainda na poupança comecei um processo de mentalização de que nada importa estar a colocar um valor irrealista (tenho muito essa mania) na poupança e depois precisar de ir lá buscar. Vale mais colocar pouco e constantemente e não precisar de ir lá buscar algum valor. Só assim ela crescerá realmente;
  4. ainda na questão da poupança simplifiquei a gestão e organização dela. Eu tinha envelopes de poupança para despesas anuais, eu tinha a poupança mensal, eu tinha o meu pé-de-meia… enfim… isto obrigava a andar constantemente com contas e post-its e papéis e confesso que isso me irritava um pouco. Queria algo mais simples! Pois bem decidi ficar apenas com a poupança mensal do banco, para onde vou canalizar o valor dos envelopes (já que iria recorrer a ela mesmo caso os envelopes não chegassem e porque talvez assim desmotive de ir à poupança, pois não sei quanto corresponde a qual categoria uma vez que fica tudo baralhado) e o pé-de-meia. Ou seja, também nesta coisa das finanças decidi enveredar pelo minimalismo, quer na gestão mensal e diária (pelo método 50-30-20 na divisão dos rendimentos), quer na gestão das minhas poupanças. :-)
  5. finalmente passei ao meu calcanhar de Aquiles: o valor do mês. Ou seja, os 20% que restam do meu rendimento (reparem que consegui atingir as percentagens recomendadas!! Happy!! Happy!!) mas... depois começaram os problemas e as dúvidas: o valor do mês fica no banco ou pago tudo a dinheiro? Adiro ao orçamento particular? Que envelopes crio? Vale a pena criar envelopes? Defino uma mesada para as minhas maluquices? Uso esse em dinheiro e deixo resto na conta?
Enfim… decisions, decisions… para tomar...

8 comentários:

  1. Eu antes ainda conseguia poupar, mas agora têm surgido imprevistos atrás de imprevistos.
    Socorro.

    Ando a desesperar.

    Mas tu estás no bom caminho =D

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenta nem que seja fazer um mealheiro, para esses imprevistos dá imenso jeito. Coloca no mealheiro o valor do café, bolo, gelado que te apeteceu, mas conseguiste resistir, as moedas pequenas que tens ao fim do dia na carteira, o troco do supermercado… :-)

      Eliminar
  2. Retiro no início de cada mês um valor para a poupança e depois
    deixo sempre o valor do mês na conta à ordem, se no final do mês sobrar mantenho na conta à ordem para algum imprevisto que possa surgir noutro mês e assim não ter que mexer nas poupanças, quando o valor da conta à ordem atinge determinado valor transfiro para uma poupança.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece-me uma boa estratégia. O meu maior problema é mesmo fazer com que o dinheiro que fica para o mês chegue para o mês… :-D :-D

      Eliminar
  3. Seja o que for que decidires o importante é estares de bem com esse caminho a tomar :D
    Eu o dinheiro do mês deixo na conta, vou gastando conforme necessidade, porque se não for usado é transferido para a poupança. Se andar na carteira tenho a maçada de o depositar primeiro :)
    Beijinho e boas poupanças :)

    ResponderEliminar
  4. Num mealheiro para as férias, o resto fica tudo no banco e vai passando de uns meses para os outros...quando chega a altura de comprar acções no trabalho vai aquilo que chamo de poupança dos garotos (25€/mês/filho). No dia a dia uso a aplicação gastos diarios 3.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela partilha!! Eu também sou fã dos mealheiros!!
      Vou já conhecer a aplicação:-)

      Eliminar