Bazar da Assalariada

domingo, 17 de março de 2019

Viver com pouco # 25: sobre o orçamento particular...

 


Conheci este conceito num filme de Youtube brasileiro.
E pelo que percebi consiste em fazer um orçamento pessoal, dentro do orçamento mensal. Ou seja, fazemos um orçamento exclusivo dedicado ao valor que temos para gastar durante o mês.
Dado que gastar bem gasto o dinheiro que tenho para o mês para fazer face às despesas variáveis, de lazer... é o meu calcanhar de Aquiles, nos próximos tempos vou implementá-lo na minha vida.
Andei então a pensar em formas de o tornar prático e útil para mim e ocorreram-me estas:
  1. supondo que tenho 100€ nessa rubrica definir que tenho, por exemplo, 20€ para o lazer/maluquices/valor sem culpa (bolo, gelado, comer fora..); 30€ para degolar a shopping list e, por fim, 50€ que destinava à resolução do meu problema de roupa;
  2. outra forma seria dividir o valor mensal disponível pelo número de semanas e usar apenas esse valor nessa semana (por exemplo, voltando aos 100€, por semana poderia gastar apenas 25€);
  3. mais uma forma possível seria dividir o valor em 50-50, ou seja, nos tais 100€ teria 50€ para roupa e 50€ para o resto.
Ainda não sei que método vou usar (se calhar experimento todos), mas uma coisa já está decidida vou usar o método dos envelopes para aplicar este orçamento e rezar para que de uma vez por toda consiga resolver este "problema". :-)

Sem comentários:

Enviar um comentário