Bazar da Assalariada

sexta-feira, 15 de abril de 2022

diário financeiro #11: o PPR...



Como referi no último post, neste novo modelo para Fundo de Emergência eu estabeleci dois níveis para o mesmo:

  1.  50% do valor fica disponível na poupança;
  2.  os outros 50% vão para um sítio mais inacessível e a longo prazo.
O busílis da coisa está, precisamente, nestes 50% a longo prazo. 
Os entendidos em Finanças aconselham a ter um Plano Poupança Reforma. E eu vivo numa dualidade quanto a isto. 

Como é obvio estou preocupada com a minha reforma. Tenho consciência que a Segurança Social está em sérias dificuldades e que é pouco garantido que tenha uma reforma suficiente para me sustentar. Pelo que é urgente criar uma forma de me garantir na minha reforma.

Contudo, confesso que eu sou um pouco medrosa no que toca a investimentos. Custa-me tanto ganhá-lo e poupá-lo que a ideia de ter um BES na minha vida me deixa petrificada. Mas juntar dinheiro debaixo do colchão também não é solução. Depois ainda tenho de considerar que gosto de ter o dinheiro relativamente disponível para uma emergência. São muitos fatores a considerar.

Já por várias vezes estudei a informação sobre os diferentes tipos de PPR disponíveis no mercado, mas confesso que a linguagem utilizada não me transmite muita segurança para avançar. 

E enquanto não me decido se avanço ou não e por qual, como tinha de começar o quanto antes, há já alguns anos que decidi que o valor que vou juntando nos CTT seria o meu PPR. 

Basicamente, defini um valor anual que junto e aplico em Certificados de Aforro ou de Tesouro (conforme o que render mais) e que é o meu fundo de emergência a longo prazo.

É certo que não ganho fortunas em juros, mas parece-me que é dos investimentos com retorno mais seguros. Não sei se faço bem ou mal, mas é o que temos. :-)

E vocês têm um PPR?
Aconselham algum?

2 comentários:

  1. Os certificados de tesouro e aforro dos CTT também sempre foram uma opção para mim, parecem-me seguros, tudo o resto ppr's, ações, etc, fico sempre muito na dúvida de apostar ou não :(
    Beijinho e boas poupanças

    ResponderEliminar