Bazar da Assalariada

quinta-feira, 17 de maio de 2018

Viver com pouco # 10 - Epifanias!


É sobejamente conhecida a minha luta com o meu orçamento. Mas também é sabido que volta e meia, eu tenho uma epifania acerca dele e que me vão esclarecendo as ideias.
Hoje tive outra epifania orçamental: o meu problema definitivamente não é a estrutura, a forma como divido os meus rendimentos disponíveis.
Para ser sincera acho que a esse nível encontrei o equilíbrio que tanto procurava com as finanças minimalistas.
O meu problema está mesmo no valor disponível que é diminuto, para fazer face a uma shopping list extensa e realmente necessária e uma vida que ser quer vivida. O difícil tem sido criar um equilíbrio para fazer face a isso.
Para muitos esta seria a primeira premissa a que chegariam facilmente, mas como já aqui contei eu tenho uma tendência altamente elevada para a complicadez, que na maioria das vezes não me deixa ver as coisas claramente. E é muitas vezes com estas epifanias que eu resolvo muitas coisas na minha cabeça e que a minha vida avança.
Solução para o meu problema: aumentar o meu rendimento para ter mais valor disponível, mas não está fácil!!

4 comentários:

  1. Bom dia Assalariada :)
    Achas que estabelecendo 6 aquisições/ano da shopping list te poderia ajudar? Isto é, a cada dois meses poupares e comprares um item dessa lista de 6 previamente definida (ou com alterações conforme necessidade).
    Assim ias adquirindo o que gostas dentro de um plano de poupança de 2 em 2 meses :)

    ResponderEliminar
  2. Pois, se já cortaste os gastos que podias cortar, então a única forma é mesmo aumentar os rendimentos... o que é sempre mais difícil, sobretudo (pela minha experiência) neste país.

    Sem fazer ideia sobre o que fazes, onde trabalhas, quanto ganhas, etc. (e nem estou a perguntar, respeito a tua privacidade), acho que o importante é teres respostas para estas questões:

    - gostas do que fazes, ou preferias fazer algo diferente?

    - queres continuar onde estás, ou é viável mudares de empregador?

    - há possibilidade de progredir na carreira onde estás (promoções, aumentos, etc.), ou aí vai ser sempre assim? (na minha área -- informática -- muita gente queixa-se de que só consegue um aumento mudando de sítio -- ou ameaçando mudar, coisa em que não acredito em fazer: acho desonesto, e ao mesmo tempo também não quero ficar num sítio onde seja preciso fazer isso para ser aumentado.)

    - se a possibilidade de promoções/aumentos depende de adquirires novos skills, sabes quais são? E estás a fazer por os adquirir? Tens tempo livre, fora do trabalho, para ver vídeos sobre isso/fazer cursos online (que em geral são grátis -- só no YouTube já há imensa coisa)? Podem ser skills técnicos, ou pessoais (ex. gestão de equipas).

    - mesmo sem se mudar de emprego (ou se subir dentro dele), há sempre outras coisas (biscates, etc.) que se pode tentar fazer fora do trabalho, se houver tempo livre e energia para isso. Podem ser coisas tão variadas como arranjar unhas para amigas (e amigas das amigas), ou fazer traduções, ou ser "community manager" para alguma pequena empresa (não necessariamente a que nos paga no dia-a-dia), etc.. É questão de se ir à procura.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelas sugestões!!
      Algumas já realizei, agora o futuro mais próximo passa pela rentabilização de um hobby.
      Vamos ver como corre... :-)

      Eliminar