Bazar da Assalariada

quinta-feira, 24 de maio de 2018

Viver com pouco # 12 - Desafio financeiro: o resultado!

Se bem se recordam ainda em Abril falei-vos de um desafio financeiro que me fora colocado pela Teia dos 20 mais x e que eu prontamente aceitei e coloquei em acção durante o mês de Maio.
Hoje venho partilhar como correu.
Creio que posso dizer que o principal objectivo do desafio era poupar o máximo possível e, no meu caso em último lugar, aprender a gerir melhor o dinheiro que tenho para o mês.
De um modo geral, considero este o excelente desafio. Aliás tenciono torna-lo num complemento ao meu orçamento. No entanto, foi aplicado num timing errado.
Definitivamente, enquanto não resolver o meu problema de roupa e estabilizar as minhas finanças este tipo de desafios só me vai complicar com o sistema nervoso. Tenho de primeiro me concentrar em tratar destes dois problemas, depois concentro-me em aumentar a percentagem da poupança.
De qualquer forma, sem dúvida, o complemento perfeito para o meu orçamento.
Obrigada à Teia pelo desafio! :-)

4 comentários:

  1. Nada a agradecer :) o importante é adaptar-nos conforme o modo de vida que temos.
    Tens um grande desafio em mãos (a reposição do roupeiro) e já é muito bom ires dando conta do recado. :)
    Beijinho e um bom planeamento para Junho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade! Tem sido um desafio daqueles (mas aqui entre nós eu até gosto de desafios!) :-D

      Eliminar
  2. Ia-te perguntar o que é que correu menos bem e se podias dar mais detalhes, mas, ao reler, parece-me que foi a questão de poupares X%, certo? No outro post mencionas que estás a pagar uma dívida...

    Também foi algo que tive de aprender recentemente: poupar é muito bonito, mas (com a excepção de juntar para um fundo de emergência, que é sempre boa ideia ter) é algo que se faz *depois* de se pagar as dívidas (pelo menos as que "doem" mais -- a da casa pode ser uma excepção, se os juros forem baixos).

    (Ou não percebi bem, e a dúvida que mencionas é a da casa?)

    No meu caso, parei recentemente de tirar dinheiro todos os meses para poupanças e investimentos. Não era muito (comecei com 25€, tinha subido recentemente para 50€ por mês), mas esse dinheiro (tanto a contribuição mensal como o que já tinha acumulado) pode ser muito melhor usado para pagar mais dos cartões de crédito (e os seus juros mensais altíssimos), o que fiz esta semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu problema é que quero apagar demasiados fogos ao mesmo tempo. Tenho de aprender a lidar com um fogo de cada vez. Por aqora o mais importante é lidar com a questão da roupa (afinal não convém muito andar sem roupa por aí). O resto virá depois... :-)

      Eliminar