Bazar da Assalariada

quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Viver com pouco # 21: da comparação...

Se há característica inata ao ser humano e que, constantemente, faz é comparar-se ao outro.
Todos nós pelo menos uma vez na vida já nos comparámos com alguém da nossa família, com algum amigo, vizinho, colega de trabalho…
Com as redes sociais esta característica atingiu o seu expoente máximo. Basta abrirmos o Facebook, Instagram… e somos bombardeados com fotografias, posts… dos nossos "amigos" a exporem a sua vida fantástica e de uma forma automática nós comparamo-nos.
Nestas coisas dos blogues de finanças pessoais, como em tantos assuntos e áreas do saber, os brasileiros são um povo muito aberto, que partilha muita informação, conhecimento, experiências pessoais… E como é natural nós, os leitores, damos por nós a comparar.
No entanto, na minha opinião, não o devíamos fazer e por uma razão: são realidades completamente diferentes. Sabiam que os brasileiros se quiserem conseguem sustentar casa, carro, comer fora todos os dias e poupar todos os meses com o salário mínimo? Basta quererem!!
Em Portugal isso é impensável com o custo de vida actual!
Por isso, custa-me ver em blogs portugueses comparações com os brasileiros, quando falamos de realidades completamente diferentes.
Eu vejo as redes sociais, blogs, Youtube … como uma forma de aprender, de me inspirar, de agregar valor à minha vida e à minha pessoa.
É óbvio que volta e meia lá me comparo com alguém, mas procuro sempre separar as águas. Procuro sempre viver a minha vida e não a dos outros.

1 comentário:

  1. Concordo plenamente.
    Assumo que pessoalmente as redes sociais têm ficado meio que desligadas.
    E na parte em que referes que basta abri-las para ver a vida fantástica que os outros levam, concordo e fez-me deixar de acreditar no que publicam, porque sei a realidade de muitos dos meus amigos. Viagens, saídas, mas dificuldade em manter o ordenado depois do dia 20. Não censuro, não julgo. Cada um como cada qual. Mas não acredito que o bom e o mau que se publicam sejam assim tão bom ou tão mau.

    Comparar países nunca comparei.
    Comparar-me entre blogues portugueses sim, comparar se consigo x% em poupança, x% em combustível… etc. É inevitável, muitas vezes leio uma opinião e revejo a minha realidade de modo a perceber se era viável ou não. Mas depois só adoto na minha vida os meus propósitos :)


    E é como dizes e bem "Procuro sempre viver a minha vida e não a dos outros"

    beijinhos

    ResponderEliminar