Bazar da Assalariada

quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Sinal de vida | José Rodrigues dos Santos


Sinopse:
Um observatório astronómico capta uma estranha emissão vinda do espaço na frequência dos 1,42 megahertz. Um sinal de vida. O governo americano e a ONU são imediatamente informados.

Um objeto dirige-se à Terra.

A NASA prepara com urgência uma missão espacial internacional para ir ao encontro da nave desconhecida. Tomás Noronha, o maior criptanalista do mundo, é recrutado para a equipa de astronautas.

Começa assim a mais invulgar aventura do grande herói das letras portuguesas modernas, uma história de cortar a respiração que nos leva ao coração do maior mistério do universo. Será a vida um acidente ou resultará de um desígnio? Estaremos sós ou seremos um entre milhões de mundos habitados?

A existência é um acaso ou tem um propósito?

Sinal de Vida traz-nos José Rodrigues dos Santos, o escritor favorito dos portugueses, no apogeu das suas extraordinárias capacidades narrativas. Um romance empolgante que, pelo fio de uma intriga intensa e absorvente, nos interpela sobre a vida, o seu objetivo e o nosso lugar no universo.

A minha opinião…
Devo confessar que eu tenho uma relação de amor-ódio com o Tomás Noronha.
Se tenho livros que adorei, tenho outros que nem tanto. Este fica no patamar dos que não gostei por aí além. E o problema é sempre o mesmo: o uso excessivo de terminologia técnica e as explicações técnicas demasiado extensas.
Se neste exemplo, as explicações são perfeitamente incorporadas na história fictícia, isso não atrapalha o desenrolar da mesma, aqui voltamos a ter páginas e páginas de explicações (demasiado) técnicas para um livro de entretenimento, com a história e acção quase que desaparecem.
Isto torna a leitura um pouco maçuda e até mesmo desinteressante.
 
Dou 2 estrelas!!

Sem comentários:

Enviar um comentário