Bazar da Assalariada

sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

A bibliotecária de Auschwitz | António G. Iturbe

Sinopse:
Minuciosamente documentado, e tendo como base o testemunho de Dita Dorachova, a jovem bibliotecária checa do Bloco 31, este livro conta a história inacreditável, mas verídica, de uma jovem de 14 anos que arriscou a vida para manter viva a magia dos livro, ao esconder dos nazis durante anos a sua pequena biblioteca, de apenas oito volumes, no campo de extermínio de Auschwitz.

Sobre a lama negra de Auschwitz, que tudo engole, Fredy Hirsch ergueu uma escola. Num lugar onde os livros são proibidos, a jovem Dita esconde debaixo do vestido os frágeis volumes da biblioteca pública mais pequena, recôndita e clandestina que jamais existiu.

No meio do horror, Dita dá-nos uma maravilhosa lição de coragem: não se rende e nunca perde a vontade de viver nem de ler porque, mesmo naquele terrível campo de extermínio nazi, «abrir um livro é como entrar para um comboio que nos leva de férias».
A minha opinião…
Já leram este livro?
Se não o fizeram, recomendo que o façam. É fantástico!! 5 estrelas!!
Baseado numa história verídica do tempo nazi, conta a história de uma menina de 14 anos a quem é atribuída a tarefa proibida de guardar a mini biblioteca, criada às escondidas dos nazis.
Com esta história de pano de fundo ficamos a conhecer mais e um pouco melhor o horror vivido nos campos de Auschwitz.
É uma surpresa até a fim este livro.
Recomendo mesmo a seu leitura.
Já está no meu top 10 de livros preferidos!!
Dou 5 estrelas!!

Sem comentários:

Enviar um comentário