Bazar da Assalariada

terça-feira, 19 de maio de 2020

O sistema de envelopes cashless...


Os vossos pedidos são ordens!! :-)
Pediram-me que explicasse a minha nova organização financeira: o sistema de envelopes, na versão cashless.
Pois bem, aqui fica…
na realidade a alteração foi muito simples: substituí os envelopes físicos por trackers. Folhas de agenda com a informação.
Para cada envelope criei um tracker. Neste momento eu tenho três trackers: lifestyle, extras e hobby.
Basicamente no início do mês coloco o valor disponível para cada categoria no topo de uma folha da agenda.
Depois sempre qua pago alguma coisa com o cartão de multibanco ou levanto dinheiro aponto a data, o valor e o saldo disponível a vermelho.
Se por algum motivo deposito dinheiro numa rubrica (por exemplo hobby) então aponto a data, o valor e o saldo a azul.
Eu sou muito visual e usar um código de cores ajuda-me a facilmente identificar as coisas e a ter uma maior clareza. Faço o mesmo com a agenda e as tarefas.
Comecei a usar este sistema porque na minha opinião resolveu alguns dos problemas que o sistema físico tinha, para mim. E por causa das recomendações da DGS em privilegiar o pagamento com cartão em detrimento do dinheiro, aquando do início da pandemia.
Como não sei se fui muito clara, deixo o vídeo onde me inspirei.
Apesar de achar que o método da autora é algo complicado de manter no dia-a-dia, pode ser mega simplificado e de simples manutenção.
Qualquer dúvida, digam…


4 comentários:

  1. Ainda bem que o novo sistema funcionou. Estamos sempre a aprender 😁

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, por enquanto tem funcionado.
      Todos os dias são uma aprendizagem.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Nunca tinhamos ouvido falar deste método, mas gostamos bastante. É uma excelente maneira visual de chamar a atenção, até mesmo com os mais pequeno.

    Boas dicas!

    Continua com o blog.

    ResponderEliminar