Bazar da Assalariada

segunda-feira, 26 de abril de 2021

diário financeiro # 3: da avaliação...


 

Como referi no post anterior a primeira coisa que fiz foi uma avaliação profunda de como está a minha vida financeira.

Para tal respondi a perguntas muito simples:

1. quais são as dívidas que tenho neste momento? Qual o valor em falta? Qual o valor mensal? Quanto tempo tenho ainda para pagar? 

Bom, neste momento, como já aqui contei não tenho qualquer dívida. yeyhhh!!
Fez um ano em março que iniciei uma nova vida financeira. Uma vida sem dívidas (mas na luta para arranjar uma beeeemmm grande :-D :-D). E isso dá-nos uma sensação de liberdade muito grande. Podemos alocar o nosso rendimento para outros interesses, como os nossos sonhos.

2. quais são atualmente as minhas despesas mensais fixas?

Aqui eu contemplei despesas certas que acontecem mensalmente, como o telemóvel ou o seguro de vida.

3.quais são as minhas despesas anuais?

Neste caso eu fiz uma lista de todas as despesas que pago uma vez por ano, dividi por 12 meses e coloquei-as no orçamento na área das despesas fixas.
Aqui podemos inserir despesas como IMI, seguro do carro, revisão do carro, seguro da casa, etc.

4. quais são as minhas despesas esporádicas, mas certas?

Ora bem, eu sou vesgarolha. Ou seja volta e meia lá vem o investimento em lentes e/ou óculos. Pois que 2021 será ano desse investimento. Há pelos menos dois que a médica me anda a avisar que entrar numa nova década vai trazer esta despesa. E apesar das minhas esperanças, não se deve enganar muito.

5. como é o meu dia-a-dia? Como divido o meu tempo? Quais são as minhas principais atividades?

Atualmente, a minha vida divide-se, essencialmente, entre o trabalho, os meus crafts e o tempo em família. Afinal, estamos numa pandemia, não há grande margem para muito mais. Mas também não faz mal. O tempo tem sido bem aproveitado. :-)

Com estas respostas no papel, passei ao passo seguinte.... ;-)

2 comentários:

  1. Não tenho tido muito tempo para os passatempos, ter estado dois anos sem trabalhar faz-me perceber o fantástico que era ter tempo para tudo, quando estava a começar a habituar-me novamente aos horários foi o falecimento do meu pai e o introduzir de novas rotinas, depois veio a reabertura das escolas no presencial e mais rotinas e agora depois do jantar estou completamente KO, a roupa para passar a ferro vai acumulando porque ou não tenho tempo ou quando tenho fujo, não me apetece estar sozinha num sítio em que dá para estar sempre a pensar....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      É preciso dar tempo ao tempo. E também nem sempre há vontade. O inicio de ano por aqui também foi complicado, mas percebi que os crafts me faziam falta para equilibrar a ansiedade. Então procurei regressar a eles a pouco e pouco.
      Beijinhos

      Eliminar