Bazar da Assalariada

quinta-feira, 1 de julho de 2021

diário financeiro # 5: do orçamento...



Para mal dos nossos pecados, uma boa parte dos nossos sonhos envolve dinheiro para os cumprir. E geralmente, uma boa quantia. Ora para nós, os comuns assalariados, esse é um recurso que nem sempre abunda e como tal deve ser bem gerido.

Para uma boa gestão do nosso rendimento existe uma ferramenta indispensável: o orçamento. Como seria de esperar todo este processo mexeu imenso com o meu orçamento. Pelo que também ele levou uma grande volta. 

Tendo por base a avaliação que fizemos aqui, eu comecei por definir quais seriam os objetivos do meu orçamento. Ou seja, o que pretendo conseguir com este orçamento e de que forma ele irá contribuir para a concretização do meu projeto de vida.

Não precisam de ser grandes objetivos. Coisas simples, mas que farão diferença no nosso dia-a-dia, no nosso mindset...

Eu, atualmente, tenho como objetivos para o meu orçamento, por exemplo;

  • atingir mais um nível no meu fundo de emergência;
  • ter sempre um colchão financeiro disponível para aproveitar uma oportunidade que surge;
  • ter um orçamento equilibrado que me permita poupar, pagar as minhas responsabilidades e viver a vida sem estar sempre a fazer contas e escolhas...
Não são estanques, nem absolutos, vão evoluindo conforme eu vou crescendo.

Ou seja, quando defini o novo orçamento tive em conta não só o  meu projeto de vida como também os meus objetivos para o meu orçamento. 

O grande objetivo do meu novo orçamento é encontrar um equilíbrio entre tudo de uma forma simples, diminuir a ansiedade e ter resultados visíveis em ambas as frentes, uma vez que estes são os nossos grandes motivadores. 

E vocês? Quais são os objetivos do vosso orçamento?

2 comentários:

  1. Utilizo o registo das receitas e despesas em Excel desde 2000 (quando comecei a trabalhar "a sério"), tem sofrido algumas alterações ao longo destes 21 anos mas o principal tem se mantido igual, acrescento alguns mapas num ano, gráficos noutro, há anos em que não tenho paciência e essas folhas ficam por preencher, mas o mais importante está lá sempre e tem sido o método que eu gosto de usar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se funciona é o método ideal para si.
      É continuar na luta! :-)

      Eliminar