Bazar da Assalariada

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Viver com pouco # 31: Encruzilhadas financeiras...

 
Volta e meia lá me vejo naquilo que eu chamo de encruzilhada financeira.
Vou para a esquerda ou para a direita?
Pago apenas com dinheiro ou pago tudo com Multibanco?
Tenho alturas que me decido ir pelo Multibanco e tenho a certeza que é a melhor opção para gerir o dinheiro do mês.
Depois vejo um filme do Youtube, leio um post num blogue e começo a pensar se a técnica dos envelopes em que pagamos sempre com dinheiro não é de facto a melhor.
Vejo pessoas que com esta técnica e menos recursos que eu conseguem passear mais do que eu , por exemplo.
Mas depois começo a pensar que ter dinheiro em casa é um perigo e não é coisa que me deixe particularmente confortável. Mas com o cartão também podem acontecer coisas e controlar o dinheiro na conta e perceber qual o valor de cada categoria é mais complicado.
E se acontece alguma coisa na rua e o dinheiro está em casa?
É nesta encruzilhada que me encontro...

6 comentários:

  1. No meu caso adotei a técnica dos envelopes e tem corrido bem! Estabeleci um valor para cada envelope, o que sobra do envelope transfiro para a conta suplente.
    É uma forma de conseguir controlar os gastos.
    Se tiver até ao fim do mês por exemplo, 20€ no envelope da alimentação é lógico que tento comprar só o essencial.
    Foi com a técnica dos envelopes que consegui pagar a esterilização da minha cadela que foi uma fortuna (250€)!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu adoro a técnica dos envelopes para a poupança das despesas anuais. :-)

      Eliminar
  2. Olá assalariada,
    Tenta um meio termo, realmente passares a ter algumas categorias a dinheiro e outras a movimento em conta, assim sempre podes comparar qual dos métodos funciona melhor contigo, até porque todos temos fases e de vez em vez funcionam conosco métodos diferentes.

    O cartão, pode andar sempre na carteira com algum "cache", assim sempre te sentes mais segura 😊
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá teia!
      Obrigada pelas sugestões. Acho que já defini como vou fazer. Contarei tudo mais à frente…
      :-)

      Eliminar
  3. Olá! :)
    Eu também sofri desse mal, creio que o melhor é descobrir o que funciona para cada um. No meu caso prefiro o cartão por uma razão simples, assim consigo ver onde gastei e o que gastei mais facilmente. O meu banco até me permite ver o meu orçamento (agrupa por categorias de setores depois apresenta-me gráficos, etc).
    Depois utilizo envelopes virtuais para as poupanças de médio/longo prazo. Ou seja, no meu banco tenho diversas contas a prazo com nomes distintos "Automóvel" "Férias" "Formação", etc, etc.
    Os gastos mensais procuro utilizar logo (Comprar o passe, pagar as compras e deixar um pouquinho na conta à ordem para uma situação em que necessite).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela partilha!
      Contarei como decidi fazer no meu caso.
      :-)

      Eliminar