Bazar da Assalariada

quarta-feira, 10 de junho de 2020

É por isto...

Recentemente recebi este comentário…

"E porque não usar cartão de crédito com cash back? Por exemplo o universo por casa 100euros ganhamos 1eur para gastar nas lojas do grupo. Eu compro a crédito e não impediu que comprasse um carro de 40mil a pronto. Temos que aproveitar todas as migalhas :) "

… e é por causa disto que eu não gosto de créditos*:
  • porque sinto que o bem não é realmente meu enquanto não está pago, logo não me sinto confortável em usá-lo;
  • porque gosto de viver 1 nível abaixo das minhas reais possibilidades;
  • porque não sei o dia de amanhã e, pasmem-se! pode haver uma pandemia que pare o mundo;
  • porque posso ter uma diminuição real de rendimentos (como aconteceu na crise económica de 2011) ou até perder o emprego;
  • porque gosto de ter as minhas contas em dia;
  • porque quem ganha sempre e realmente com os créditos são os bancos e as financiadoras (nós apenas somos iludidos que temos algum benefício);
  • porque é que hei-de pagar 120€ por alguma coisa, quando posso pagar 80€ e ficar na carteira com os 40€ de juros?;
  • porque é que para ter algum benefício tenho de ficar obrigada a algo, como no caso desse cartão Universo?;
  • porque é uma sensação extraordinária cumprir um sonho e não ficar com o futuro comprometido com um crédito.
Enfim… podia continuar, mas acho que já deu para perceber o porquê da minha opção.
Não condeno quem opte por viver à base de créditos, é a sua opção e tem de arrecadar com as consequências boas ou más, tal como eu com as minhas.
Mas confesso que me custa horrores ver na tv famílias sem dinheiro para comer, sem casa para viver e depois têm computadores de 4000€, o último iPhone, Mercedes à porta de casa, férias todos os anos no Algarve…


*não vamos considerar aqui o crédito à habitação!

7 comentários:

  1. Totalmente de acordo! Quando julgas que estas a ganhar com o cashback, perdes por outra razão.

    Bons feriados.

    ResponderEliminar
  2. Eu também penso assim, a minha luta de já algum tempo é o crédito habitação, já poderia estar pago mas tenho sempre medo que apareça um imprevisto, mas está quase. Só de pensar nas poupanças que poderia fazer não tendo o crédito para pagar, além da própria prestação estão todas as despesas associadas como o seguro ou mesmo a comissão de conta que assim que terminar de pagar encerro pois não é a minha conta principal. Além do peso de não ter um empréstimo nas costas não há nada que pague isso. Só tenho pena de não ter começado à mais tempo a ler blogs como o teu e interessar mais por finanças pessoal que tinha evitado alguns gastos e más escolhas e já me teria livrado do crédito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não considero nesta equação o crédito à habitação, porque é algo inevitável no nosso país. :-)

      Eliminar
  3. Olá :)
    Super concordo com as tuas ilações, viver abaixo do nível de vida é sem dúvida o segredo... Eu prefiro não comprar "logo" e ir juntando do que me meter em créditos... Ok, quando necessários, exemplo de carros, ou casas, ou mesmo estudos ok, agora em coisitas do dia a dia não.

    Espero que esteja tudo bem por aí :) beijinho e boas poupanças

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mim faz-me muita confusão fazer um crédito para uma viagem por exemplo, a dita durar 8 dias e levar 5 anos a pagá-la… cenas muito maradas!!

      Eliminar
  4. Os cartões de crédito também têm a opção de pagares logo no final do mês, sem recorreres ao crédito, desta forma não pagas juros. Se usares como um cartão de "débito" e nunca ultrapassares o valor, acaba por compensar porque tem vantagens face ao cartão de débito propriamente dito. Há várias opções no mercado! Sinceramente acho que compensa se soubermos gerir bem e não usarmos a opção "crédito".
    Descobri o blogue hoje, lendo publicações bem antigas.

    ResponderEliminar