Bazar da Assalariada

quarta-feira, 2 de setembro de 2020

Viver com pouco # 36: das frustrações financeiras...


 
Sabem aquela ideia extraordinária de parar e refletir sobre a nossa vida financeira?
Pois… eu tive uma ideia dessas recentemente.
Resultado: uma grande frustração financeira!
Tudo começou com uma revisão orçamental e acabou numa avaliação de como estava a correr o ano.
Bem sei que tem sido um ano muito atípico, mas mesmo assim feitas as contas, num ano que tinha tudo para ser de poupança, afinal até tivemos direito a uma pandemia que podia potenciar isso, acaba por ser o contrário.
A poupança pouco ou nada cresce, compras poucas ou nenhumas, mas dinheiro que é bom nem vê-lo!
Isto de levar a vida a fazer contas, a procurar e testar novas estratégias constantemente, de ver poucos ou nenhuns resultados, de querer ir de férias a sério e não conseguir, de não ter roupa suficiente para vestir, de querer ir passear num fim-de-semana ou jantar fora quando me apetece é muito desgastante e cansativo. Muito cansativo!!
Moral da história: todo um novo plano de vida e ou não me chamo Maria ou não resolvo isto de uma vez por todas!!!
E fica a dúvida: querem que conte por aqui  que vou fazendo e o que vai acontecendo?

8 comentários:

  1. Claro que queremos que conte (a ver se nos inspira :D)!

    ResponderEliminar
  2. Não costumo comentar mas passo por aqui de vez enquando...
    Isto para dizer que: "Sim, por favor, vá contando.. Assim vai-nos ajudando e motivando também a poupar" :)
    E apesar de a vida financeira por vezes só nos dar frustrações, nada de desanimar... O caminho é longo mas vai valer apena ;)

    ResponderEliminar
  3. Sim eu gostaria de saber quais as estratégias que vai adoptar. Por aqui os aerios também nao abundam e com 2 filhos nao esta fácil. Pelo menos gostaria que sobrasse algum ao fim do mes. Obrigada e tudo de bom para si.

    ResponderEliminar
  4. Olá :)

    creio que essa frustração faz parte do processo. Tenho uma sugestão, por norma a frustração resulta de que quando fazemos a avaliação já tomamos muitas decisões que simplesmente não podem ser desfeitas, o que nos dá um sentimento de impotência, gastamos o dinheiro e parece que nem foi para nada que nos fez realmente feliz. Faz a experiência de um mês tentares abrir o caderno e escreveres onde vais gastar o dinheiro e se isso se faz feliz ou não. Se vieres que o dinheiro está a ir para coisas essenciais, pensa, ter uma casa deixa-me feliz? - sim, respiras fundo e pensas em todas as coisas positivas que teres uma casa confortavel é para ti. E assim sucessivamente. Claro que nada impede que possas reavaliar os gastos, mas isso é outra coisa...

    ResponderEliminar
  5. Como te compreendo.
    Nós em comida, andamos a gastar uma fortuna! Tenho conseguido poupar, mas acredita, nem sempre e quando é, é muito pouco.

    Eu estou sempre a falar que quero mais dinheiro, ordenado, mas não é ganhar 5mil€ por mês. O que eu quero é aquilo que descreves. Se apetece ir comer fora, vou, sem pensar duas vezes.

    Beijocas e força

    ResponderEliminar