Bazar da Assalariada

quinta-feira, 23 de abril de 2020

how i budget today... # 2


Como sabem eu debato-me com o método a utilizar para gerir o dinheiro do mês.
No mês passado andei assim e confesso que não gostei lá muito!
Sinto que perdi muito facilmente o fio à meada. Raramente sabia a quantas andava e o valor que dispunha. E não gostei nada dessa sensação. Não extrapolei o orçamento, mas acho que foi mais devido à situação em que vivemos atualmente, do que devido à minha organização financeira. Talvez não tenha sido a altura certa para este método…
Seja como for, eu ando sempre dividida entre o uso do Multibanco e o sistema de envelopes para gerir este valor.
Ambos têm vantagens e desvantagens. Eu é que tenho de perceber o que funciona melhor para mim. E agora que a dor de cabeça terminou e que há toda uma nova vida financeira, é o momento ideal para descobrir.
Esta minha nova vida financeira coincidiu com a pandemia do Covid-19 e todas as novidades que isso trouxe à nossa vida. E isso mexeu também com a forma como eu encaro o meu rendimento.
Tornou-se mais evidente que perdê-lo é totalmente indesejável (por isso, há que todos os dias procurar ser melhor e indispensável para o serviço).
Tornou-se mais forte o desejo e a vontade de viver com a penas 50% do meu rendimento (o Covid-19 mostrou-nos que NADA é garantido na nossa vida e que toda a preparação para o futuro é pouca).
Tornou-se mais forte a vontade de aumentar o meu rendimento (depois de um início de pandemia pouco amigo do meu anti-stress, a vontade de fazer regressou e com novas ideias, novos planos, a ver vamos…)
Mas também é fundamental aprender a gerir o valor do mês de uma vez por todas. Já vai sendo tempo de ver a lista de compras realmente a diminuir, de ter o meu tão desejado closet, de começar a concretizar sonhos e objetivos. De fazer com que tenha mais dinheiro, do que mês.
Assim tenho aproveitado este tempo de semi-paragem para refletir, para aprender bastante sobre esta questão do dinheiro do mês.
E à beira de receber mais um vencimento e quando preparo mais um mês decidi que durante o próximo mês vou recorrer ao método do sistema de envelopes, na sua versão cashless.
E isto porque durante as minhas pesquisas descobri uma forma de contornar dois problemas que o método dos envelopes tinha para mim:
  1. a necessidade de andar com dinheiro e a insegurança que isso me trazia, que com esta versão não é necessário. Fica tudo no Multibanco e não corro risco de passar vergonhas;
  2. o controlo do valor disponível.
Tudo isto se resolve com o recurso à substituição dos envelopes, por trackers que andam na agenda e onde vou controlando os saldos disponíveis nas rubricas.
Vamos ver como corre..

2 comentários:

  1. Olá. Parece me muito interessante o sistema cashless. Espero que faças um post com pormenores 😁. E espero que resulte contigo. Beijinhos

    ResponderEliminar