Bazar da Assalariada

segunda-feira, 27 de abril de 2020

Sobre a minha atual organização laboral...

 
A pandemia alterou grande parte das nossas rotinas.
Com um esquema de trabalho novo, rapidamente percebi que teria de conciliar as idas ao trabalho com o trabalho em casa. Só tinha a ganhar com isso! Desta forma, iria não só colocar o trabalho em dia, como antecipar algum. :-)
Assim para gerir a coisa com calma passei por algumas fases:
  1. adaptação à nova realidade e horários de trabalho;
  2. criação de novas rotinas;
  3. consciencialização que esta situação estava para durar e que, quanto mais rápido me adaptasse a ela melhor seria para mim;
  4. leitura e pesquisa de informação;
  5. definição dos meus objetivos - fazer menos, mas melhor; ser mais eficiente; melhorar o meu desempenho; deixar de me sentir assoberbada ou perdida numa lista interminável de tarefas e responsabilidades; garantir que as fases de trabalho mais complicadas são atravessadas de uma forma mais leve;
  6. brainstorm de tarefas e responsabilidades atuais no trabalho (levei um susto! Eu sabia que eram muitas, mas vê-las no papel é outra coisa!)
  7. perceber o que poderia ser feito em casa e o que só poderia ser feito no serviço;
  8. definir claramente as prioridades;
  9. brainstorm de TODAS as tarefas que tinha de fazer;
  10. eliminar o que não interessa;
  11. organização das tarefas para cumprir (dividir p.e. grandes tarefas em micro-tarefas);
  12. fazer uma master To Do List, (vai sendo também alimentada com as tarefas novas que vão aparecendo;
Depois foi definir como gerir tudo…
  • Diariamente, no meu Bullet Journal, faço uma lista de tarefas para cumprir nesse dia. São no máximo 5 e procuro que uma delas seja proveniente da master To Do List;
  • se o dia corre particularmente bem e termino tudo, faço uma nova lista de tarefas, desta vez com apenas 3 e todas da master To Do List.
Por enquanto tem funcionado muito bem.
Tenho conseguido cumprir tudo a que me proponho e já levo duas tarefas anuais gigantes (que tinha obrigatoriamente que cumprir) bastante adiantadas.
Se tudo correr como planeado termino esta fase de trabalho diferente com elas terminadas. O que é um grande alívio, dado que os dois últimos meses do ano vão ser de muito, mas mesmo muito trabalho.
E por aí como se têm organizado para trabalhar?

8 comentários:

  1. Que bom!!! Eu também me organizei rápido mas infelizmente o trabalho mais que triplicou (bom para a empresa - mas não tão bom para mim) :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui o trabalho nunca está em falta, seja na vida normal, seja na vida Covid-19.
      Haja horas e dias que o trabalho nunca está feito. :-)
      Agora estou a aproveitar para arranjar novas estratégias para lidar com o assoberbamento que por vezes tenho. :)

      Eliminar
  2. Por aqui também há novas rotinas com as aulas do filhote online e na próxima semana com a minha formação também online. Segundas-feiras são dias de imprimir e analisar as aulas, fichas, testes e trabalhos a entregar na semana até às sextas-feiras. Estudar ou rever as matérias e fazer as que têm prazos mais apertados... Vamos na 2+3 semana e tem corrido bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com miúdos é mais complicado. Os pais que conheço queixam-se de muitos trabalhos, mas tem de ser para haver avaliação.
      Com calma e organização tudo se consegue.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Eu estou em "semi teletrabalho". Sendo educadora de creche não há propriamente um guião que possa seguir ou trabalhos/matéria que possa enviar. Todas as educadoras e auxiliares têm trabalho em conjunto e criado várias atividades para o decorrer da semana. Gravamos vídeos a fazer diversas coisas, enviamos ideias aos pais, tiramos fotos. Nunca, em todo o tempo de curso, imaginei que um dia teria que ser educadora à distância. É horrível e solitário. Faz-me falta o barulho das crianças e os seus abraços. Até lá vamos inventando e, principalmente, reinventando a educação.

    Continuação de bom trabalho!! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os professores, educadores e pais têm realmente uma tarefa MUITO complicada.
      Mas com paciência tudo se consegue.
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Neste novo modo de viver é mesmo preciso redefinir a forma como levamos a vida.

    Por aqui nem tudo tem sido fácil, beijinhos tudo a correr bem por ai :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, de facto é uma época de muita aprendizagem.
      Esperemos que as pessoas não esqueçam rapidamente o que aprenderam.
      Beijinhos

      Eliminar