Bazar da Assalariada

quinta-feira, 17 de março de 2022

diário financeiro #10: explicando melhor...


 

... o meu novo fundo de emergência.

Na realidade, é bastante simples...

Há entendidos que defendem que devemos ter como fundo de emergência 3 meses das nossas despesas. Há quem defenda 6 meses e há ainda quem defenda 12 meses.

Para mim, 3 meses não são suficientes. 

Então decidi adotar as três hipóteses: multipliquei o meu ordenado-base (sem descontos) por 3, depois por 6 e, por fim, por 12. O valor total é o valor do meu fundo de emergência. Como ainda é um valor elevado, criei níveis anuais para atingi-lo.

Para muitos pode parecer estranho ou demasiado, mas para mim, e por experiência própria, quanto maior for o valor melhor. Nunca sabemos a emergência que teremos e há algumas bastantes caras (saúde, carro, obras em casa, etc). A verdade é que este novo valor dá-me mais segurança.

Não estou a dizer que todos devem fazer assim. Acho que o importante é sentirmos confortáveis com o valor.

1 comentário:

  1. Exatamente, cada um confortável com o que estabelecer :)

    Vai contando o teu trajecto e muita sorte!

    ResponderEliminar