Bazar da Assalariada

domingo, 22 de julho de 2018

Viver com pouco # 18: o subsídio e o pé-de-meia

Eu tenho duas poupanças: a poupança mensal, que é utilizada sempre que é preciso.
E o meu verdadeiro pé-de-meia. Aquele dinheiro em que se mexe apenas numa verdadeira emergência.
Sei lá… morro e há que pagar o meu funeral. Comprar um carro, uma entrada para uma casa. Um incêndio cá em casa e há que repor as coisas. Uma doença… enfim… este é o dinheiro que eu esqueço que sequer existe.
Na realidade lembro-me dele duas vezes no ano: em Junho e em Novembro, quando na conta cai os subsídios. Nessa altura é que ela existe. Isto porque esta conta é alimentada exclusivamente com os subsídios. O seu valor completo.
À parte disso, mesmo nestes meses a poupança mensal acontece na mesma proporção. Nada muda.
Em Junho foi mês de subsídio, logo o meu porquinho a longo prazo engordou um pouquinho. :-)

4 comentários:

  1. Excelente ideia, a de canalizar os subsídios para poupança. Muito bom :)

    ResponderEliminar
  2. Também costumo fazer isso. Todos os meses também vou poupando e deixo na conta "à ordem" quando esta tem mais do que X coloco esse valor num depósito a prazo. Tenho vários, as taxas são mais baixas mas se necessitar de dinheiro para algum imprevisto há sempre algum em que possa mexer sem perder juros. Neste momento estou desempregada e o subsídio de desemprego é cerca de 300€ a menos que o salário que tinha, mas mesmo assim ainda vou conseguindo poupar alguma coisa, isto porque tenho entregas/transferências agendadas automaticamente para uma outra conta (5% do meu anterior salário).

    ResponderEliminar