Bazar da Assalariada

terça-feira, 24 de março de 2020

O Covid-19 e as finanças pessoais...


Ao contrário de muitos portugueses, eu estou a encarar o Covid-19 como uma oportunidade.
Uma oportunidade para parar e refletir.
Uma oportunidade para reavaliar prioridades, rotinas e objetivos.
O Covid-19 veio colocar tudo em perspetiva.
E no que toca às finanças pessoais aplico o mesmo pensamento: é uma oportunidade.
Talvez por estar numa nova fase na minha vida financeira, fui já obrigada a rever as minhas finanças, e isso obrigou a outras reflexões.
Eu estou em semi-isolamento. O meu serviço foi declarado essencial na estrutura onde está inserido, pelo que continuo a ir trabalhar, numa escala rotativa. Assim o meu rendimento não deverá sofrer grandes alterações.
No entanto, velhas questões regressaram ao meu espírito e novas se apresentaram. Tal levou a tomada de algumas decisões e a uma redefinição de rota. Se acautelar o futuro já era importante, agora tornou-se imperativo. A definição dos próximos objetivos financeiros tornou-se decisivo e concretiza-los ganhou uma relevância extrema.
De qualquer forma, estou a encarar esta situação como uma excelente oportunidade de poupança.
E, para quem quer mais sugestões de como passar o tempo, que tal dedicar-se às suas finanças pessoais?
Encontrar formas de poupança pode ser um jogo engraçado:
* Sair só para reabastecimento alimentar ou farmacêutico, conforme instruções das autoridades;
* evitar o shopping on-line (eu não faço, por regra e não tenciono passar a fazer por sistema agora.  Da experiência que tenho gasta-se mais e compra-se pior, porque a qualidade do produto avalia-se com o toque);
* tenho mais tempo para pensar na shopping list do mês e nas compras que pretendo fazer;
* posso estudar sobre finanças pessoais e testar várias ferramentas;
* para quem tem casa para sustentar pode ser uma excelente oportunidade para “limpar” a despensa;
* pode ser uma excelente oportunidade para “fazer compras” no roupeiro e criar novos looks;
* pode ser a oportunidade que precisava para ter tempo, sentar-se e organizar as suas finanças e objetivos... Enfim, ideias não faltam desde que haja vontade.
Isto é que vai ser poupar este mês, por aqui. :-)
E aí? Como tencionam gerir o vosso recurso durante o isolamento?

4 comentários:

  1. Desde que estamos em "quarentena" deixei de gastar dinheiro desnecessário (por exemplo no café)! É bastante satisfatório.
    Penso que as pessoas vão começar a olhar para a economia com outros olhos. Há umas semanas atrás tínhamos tudo, gastávamos dinheiro sem pensar muito nisso e agora? Agora poupamos porque não sabemos como vai ser o próximo mês! Só saiu de casa para ir alimentar a colónia de gatos por trás da minha casa. Apenas isso! As compras e os passeios com a cadela é o marido que faz. Desde que estamos em casa (+/- 2 semanas e meia) nunca mais o marido entrou num hipermercado. Tem ido sempre à mercearia do bairro. Tudo excelente! Menos os preços que são um pouco "brutos"! Proteja-se na medida dos possíveis!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade!
      Eu quero acreditar que esta pandemia vai abrir os olhos de muita gente, para muitas coisas.
      Eu tenho aprendido imenso. Sobre mim, sobre os outros, sobre saúde, sobre finanças…
      Beijinhos
      Proteja-se por si e pelos outros

      Eliminar
  2. Ola Assalariada :)

    Espero que por ai esteja tudo bem :)

    Estou como tu, se já antes era controlada com os gastos, agora sou ainda mais, porque sinceramente, fora a comida e as contas para pagar não há nada onde gastar o dinheiro...

    Só não o vou aplicar em poupança, vou deixar estar parado na conta à ordem até passar esta fase mais critica, porque por exemplo, os meus vizinhos é praticamente tudo mais idoso, têm as reformas no banco e agora não é fácil lá poderem ir e precisam de continuar a comer. Então caso precisem de algum, eu sempre tenho disponível para emprestar.

    Também continuo a trabalhar, eu trabalho a tempo inteiro por isso o salário de Março vai ser total, e se Abril correr como correu metade de Março acho que consigo ficar com bom valor livre.

    Mas na verdade, só queria era que isto passasse rápido para todos, é desolador ver o que se passa em Itália e em Espanha, e pensar no que nos espera.

    Beijinho, cuidado e força :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Teia,
      por aqui estamos todos bem, graças a Deus. Espero que por aí também.
      Parece-me uma boa estratégia. Por aqui, para já, foi para a poupança, mas vamos ver...
      Eu, mesmo em quarentena obrigatória, continuarei a trabalhar e se calhar até passo a ir todos os dias. Benefícios de quem é essencial… :-D
      Brincadeiras à parte, só quero que isto acabe depressa.
      Eramos tão felizes e não sabíamos!
      Beijinhos
      Protege-te por ti e por nós

      Eliminar