Bazar da Assalariada

sexta-feira, 20 de março de 2020

how i budget today...


Com a nova vida financeira, uma das primeiras coisas que fiz foi rever o orçamento.
Depois de muita reflexão, de ler as vossas sugestões, de muita leitura decidi simplificar a máximo tudo: o processo, a gestão diária, etc.
As coisas para funcionarem têm de ser simples.
Assim sendo optei por criar o meu método próprio: basicamente decidi que iria ficar com aquilo que sempre funcionou comigo.
Então fiz assim:
  1. a primeira coisa que fiz foi fechar um ciclo - como não tinha valor mínimo para transferir as sobras do mês para a conta poupança, decidi levantar o máximo que conseguisse em notas e colocá-las, excecionalmente, no porquinho mealheiro. A ideia é começar do zero!! Tratei ainda de limpar a lista de compras e definir o próximo objetivo financeiro a atingir;
  2. depois com o recibo de vencimento na mão e uma folha branca fiz a lista de despesas fixas e o seu valor, bem como a lista de compras deste mês e feitas as contas as percentagens ficaram: 50% - poupança; 30%- essenciais e 20% lazer.
  3. hoje quando chegou o vencimento a primeira tarefa foi transferir 50% para a poupança;
  4. ao valor que sobrou retirei o valor das despesas fixas, levantei o dinheiro e recheei os envelopes de poupanças anuais e paguei as contas que tenho;
  5. o que sobrou será o valor que tenho para o mês. Para o lazer e para a lista de compras.
  6. Levantei 10€ para trazer na carteira para uma emergência, para comprar algo de baixo valor, para quando não há Multibanco;
  7. o resto ficou na conta e para não perder o fio à meada faço o controlo num post-it que anda sempre na carteira.
O objetivo é não extrapolar o orçamento, comprar a lista de compras, viver a vida, diminuir o valor dos essenciais e aprender a viver com menos de metade do meu rendimento. Esse será o meu grande desafio!

Decidi também que para já apenas avançarei com o envelope das férias/passeios (que mais não será que as sobras dos envelopes anuais) e o envelope dos crafts, pois um dos objetivos deste ano é dedicar-me mais ao artesanato e a costura é um hobby caro. :-)

De resto, os outros envelopes para já ficam em stand by porque me parece mais útil e urgente resolver esta questão.

No fim do mês cá estarei para fazer o balanço.

Sem comentários:

Enviar um comentário