Bazar da Assalariada

sexta-feira, 6 de março de 2020

2 anos depois...


E o balanço continua a ser positivo.
Continua o trabalho, quase diário, de manter o mindset certo, porque é difícil mudar mentalidades.
E se o primeiro ano da dieta financeira foi dedicado ao mindset, este segundo ano tem sido dedicado ao ORÇAMENTO e sua gestão. Pareceu-me o passo seguinte natural.
Foram meses de estudo sobre orçamento, de testes… que resultaram em algumas conclusões, que agora partilho convosco:
  1. percebi que para mim, atualmente e com o meu lifestyle, funciona muito bem a combinação de dois sistemas: o método 50-30-20 para a gestão do rendimento disponível e o sistema de envelopes para as despesas anuais;
  2. o meu calcanhar de Aquiles é, sem margem para dúvidas, o dinheiro do mês. O dinheiro do Lazer, da shopping list…
  3. ainda não consegui perceber se funciono melhor com a gestão do dinheiro do mês com pagamento por multibanco ou a dinheiro. Varia muito de mês, para mês., mas gostava de estabilizar esta parte, como o fiz com o orçamento. Retira-me a sensação de ansiedade;
  4. Poupo e tenho toda esta preocupação em gerir bem o meu orçamento porque faz parte de mim e da minha educação viver dentro das minhas possibilidades; porque, apesar de ganhar pouco, tenho objetivos e sonhos e quero cumpri-los; porque gosto de honrar os meus compromissos; porque de alguma forma me divirto e relaxo quando me dedico a refletir sobre o meu orçamento;
  5. se apostar em comprar com qualidade, faço melhores compras e desperdiço menos dinheiro.
Percebi também quais são os truques que uso de forma recorrente e que, portanto, funcionam na perfeição comigo:
  • pagar-se a si primeiro - este é talvez o truque mais antigo que eu uso e que nunca falhou um mês desde que comecei a trabalhar;
  • apontar todas as despesas - sempre fiz isto com bastante rigor, mas depois nunca fazia uma avaliação mensal e anual por categorias. Não utilizava o passo seguinte, o mapa anual, e desde que comecei a fazê-lo tenho mais consciência dos meus gastos. Agora pretendo começar a comparar resultados anuais (eu por norma quando acaba um ano limpo todos os registos, agendas, etc por uma questão de gestão de espaço. Não tenho o hábito de passar de um ano para o outo, mas nas finanças pretendo fazê-lo já se se trata de uma folha Excel, não ocupa espaço físico;
  • levar sempre uma shopping list quando vou às compras;
  • usar um mealheiro para poupar para a wishlist - desta forma vou comprando os meus sonhos consumistas e mantendo a motivação para poupar diariamente.
Vejamos o que o terceiro ano desta dieta nos trará…
E vocês também fazem algum tipo de dieta financeira?

2 comentários:

  1. Muito bem. Também faço como tu, pagar a mim primeiro, logo que recebo o salário. E também tenho por hábito registar todas as despesas, e fazer uma avaliação ao final de cada ano, pois ajuda-nos a saber onde podemos poupar, se esse for nosso objetivo. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 😊😊😊 É sempre bom chegar ao final do ano com dinheiro na poupança.

      Eliminar