Bazar da Assalariada

domingo, 5 de janeiro de 2020

New year, new me...


2020 será um ano diferente e eu vou certificar-me disso.
Como já disse defini que uma das palavras para este ano seria "EU". Tenciono aprender a colocar-me em primeiro. A ser mais amiga de mim própria. A dedicar-me mais a mim, aos meus objetivos e metas. A tornar-me uma prioridade para mim própria.
E porque é importante colocar em prática uma decisão assim que a tomamos, eu comecei logo no final de 2019 a tomar providências e ações práticas.
Comecei pela minha imagem (porque o interior já há alguns anos a esta parte que anda a ser trabalhado!). Estou muito cansada de tantos avanços e retrocessos. De ter sempre e efetivamente pouca roupa, de passar os dias a arranjar estratégias para garantir que tenho roupa para a semana toda (no inverno então.. é de loucos!), de olhar para o que tenho e ficar logo cansada.
Mas como não sou de desistir, em conjunto com a minha consultora de imagem, decidimos que em tempos difíceis pedem medidas drásticas.
Assim nasceu a ideia de criar um roupeiro do zero. Ou seja, vou começar um roupeiro como se tivesse ficado sem uma única peça, por causa de uma inundação ou incêndio. Sem nada, mesmo!
 
Estabeleci três premissas para o novo roupeiro: qualidade, quantidade e variedade.
 
E como tenho feito?
1º passo: destralhei tudo o que tenho, fiquei com cerca de uma dúzia de peças de inverno, para me aguentar até ao novo closet.
Uma coisa que fiz foi esconder as cruzetas vazias. Eu tenho uma necessidade real de roupa, mas um orçamento apertado e ver permanentemente as cruzetas vazias causa-me muito stress.
2º passo: reorganizei o orçamento, reduzi ainda mais as despesas fixas e variáveis de forma a garantir o máximo valor disponível para comprar roupa.
Com esta decisão e este processo pretendo igualmente por em ordem as minhas finanças. Eu já percebi que faço uma gestão do meu dinheiro mais eficaz, quando estou com os calcanhares apertados e com a limpa que fiz no roupeiro, fiquei com eles bem apertados (tenho pancadas bem fortes… ;-)
3º passo: fiz uma shopping list enxuta, real e concretizável.
Basicamente coloquei nela peças que quero e preciso comprar, sem atribuir quantidades. E, para já, vou concentrar-me na roupa de primavera/verão.
4º passo: tenho viajado muito pela net em busca de inspiração, em blogues, no Instagram, no Pinterest, na rua, em revistas.
5º passo: quando vou às compras levo sempre a lista comigo.
 
Sei de antemão que me vou deparar com alguns problemas e talvez o maior deles seja lidar com o stress de precisar e não poder comprar, porque a verba é pequena.
Outra situação que também já identifiquei é que os saldos, infelizmente, não são de todo para mim: não sei comprar nos saldos, são compras que correm sempre mal e eu apaixono-me sempre pela nova coleção.
Também sou daquelas que tem gosto de rica e carteira de pobre. Ai senhores, já perdi conta às vezes que vou às compras e só gosto de coisas que definitivamente estão fora do meu alcance. Devo informar que a minha wishlist cresce a olhos vistos. :-)
 
Este, portanto, promete ser um ano de renovação, de aprendizagem, de evolução.
Vamos ver como corre...

2 comentários:

  1. Olá assalariada,
    Bom ano, e que 2020 te possa trazer o bem pessoal que procuras/desejas.

    Olha, sobre o roupeiro e a necessidade de montar um do zero, acho sinceramente que tens tudo muito bem definido. Acredito que seja difícil fugir a essa ansiedade de que falas "de querer comprar tudo e não puder", mas com tudo tão bem definido acho que vais ter sucesso. É só ter força de vontade de que vai correr bem, e olha, se não correr, não te preocupes, temos a vida toda para errar.

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Teia!
      Obrigada pela força.
      Vou contando como está a correr por aqui.
      Beijinhos

      Eliminar