Bazar da Assalariada

segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Orçamento 2020


As festas já lá vão, o dia 17 de Janeiro também (dizem que este é o dia oficial em que desistimos das nossas resoluções para o ano!), Janeiro está quase no fim e ainda não tinha partilhado por aqui, o meu orçamento para este ano.
2020 promete ser um ano mais calmo financeiramente. Arriscaria a dizer que promete, mesmo, ser um bom ano financeiro.
Tal deve-se muito ao fim de uma dor de cabeça (em março), que muitos cabelos brancos me trouxe e que muito impactou a minha vida financeira nos últimos tempos. Com o fim dela perspetiva-se toda uma nova vida financeira. :-)
A intenção para este ano é continuar a gerir o meu dinheiro com o sistema 50-30-20. Acho que funciona muito bem para mim.
No entanto, devido a uma maior disponibilidade de recursos, com o fim da dor de cabeça, tenciono fazer algumas alterações:
  • 50% passam a ser dedicados à poupança, e não a percentagem disponível para os gastos fixos;
  • 30% fica para o dinheiro do mês, aquele que eu tenho para gastar em lazer;
  • 20% fica para as despesas fixas.
A ver vamos se consigo implementar estas percentagens.
Depois vou continuar a utilizar os sistema de envelopes para as despesas anuais e para o que chamo de poupanças anuais.
Eu gostava muito de começar a poupar para fazer férias, a sério. Ir conhecer novos sítios, visitar o nosso país…
Quero começar um envelope para a Feira do Livro, também gostava de começar um para a FIA e um com o Fundo de Oportunidades.
 Mas isto são tudo ideias, só mesmo quando acabar a dor de cabeça de estipular o novo orçamento poderei ver se consigo ou não concretizar estas ideias.
E não vamos esquecer do objetivo principal de 2020, certo?
Seja como for estipulei igualmente um valor para o ano e devo confessar que é um desafio e tanto para mim. Mas eu também gosto de desafios!!
E vocês? Já planejaram o vosso ano financeiro?

Sem comentários:

Enviar um comentário